in

Ação terapêutica da própolis em lesões cutâneas

Junte-se a nós

Entre para nossa lista e receba conteúdos exclusivos e ofertas

Trata-se de uma revisão integrativa da literatura que teve como objetivo analisar os estudos que abordam o uso terapeutico da própolis em lesões cutâneas. Os dados foram obtidos por meio de busca nas bases de dados LILACS, MEDLINE, e BDENF, abrangendo o período de 1980 a 2007. Identificaram-se 1127 artigos, dos quais 38 atenderam aos critérios de inclusão deste estudo. Destes artigos, 7 (18,4%) eram estudos clínicos e 31 (81,6%) experimentais  in vitro e em animais. Quanto ‡ abordagem, foram classificados em dois focos temáticos: atuação terapeutica da própolis na cicatrização das lesões e  antimicrobiana da própolis. A análise dos trabalhos destacou a eficácia da própolis no tratamento de feridas, atuando como agente cicatrizante e antimicrobiano natural, cujas propriedades dependem diretamente da forma e local de extração e concentração do produto.

Em relaçao  a atuaçao terapeutica da própolis na cicatrização das lesões, os estudos mostraram resultados positivos, com açao antimicrobiana, antiinflamatória, analgésica e de neoangiogínese, embora a consistência  metodolôgica destes estudos n„o tenha sido alvo de analise desta pesquisa.
Diante desse quadro, pode-se concluir que, com base nos estudos analisados, o uso terapeutico da prÛpolis no tratamento de lesıes cut‚neas tem resultados promissores, devido a sua eficácia. Entretanto, acredita-se que uma padronizaçao o sobre locais de coleta e as formas e solventes utilizados em sua extração possam contribuir  positivamente para assegurar melhores resultados.
Sugere-se que mais estudos sejam realizados para aumentar as evidências científicas, e assim subsidiar novas alternativas de tratamento ao cliente portador de lesões cutâneas, proporcionando um cuidado seguro e de qualidade.

 

O uso do extrato de própolis contra a acne